No cenário atual de constante inovação tecnológica, as operadoras de telecomunicação enfrentam novos desafios. Isso porque diversas atualizações e novos sistemas estão constantemente emergindo no mercado, exigindo que a gestão de telecom seja ágil e eficiente para manter a conexão entre clientes e seus fornecedores, parceiros, instituições e outros.
Mas, com tantas mudanças, como manter os equipamentos de telecomunicação de uma organização atualizados?
A solução parece ser simples – trocar os equipamentos – afinal, um produto novo é sempre melhor. Será mesmo? No setor de telecomunicações existe um dilema comum entre gerentes e gestores de operações. Qual é a melhor solução quando os equipamentos se tornam obsoletos ou com problemas técnicos, substituir ou reaproveitar?
A primeira opção parece ser a mais correta, mas nem sempre. A resposta pode variar dependendo da necessidade da sua organização. Para qualquer tomada de decisão nessa situação é imprescindível realizar uma análise profunda de questões como budget disponível, fornecedores, necessidades específicas, garantia do produto, entre outros aspectos, a fim de encontrar a melhor solução.
Entretanto, é sempre válido destacar a possibilidade de reaproveitar. Isso porque, além de mais barato, é sustentável.
Por isso, trouxemos neste artigo 4 maneiras de transformar equipamentos de telecomunicações com problemas em ativos.
1 – Optar pelo Reparo e Exchange dos equipamentos de Telecom
Ao tratar-se de equipamentos de alto custo, como antenas de rede celular, o reparo sempre deve ser uma opção. Imagine substituir antenas todas as vezes que uma mudança acontecesse? Seria, provavelmente, inviável.
Além do mais, em tempos de crise, desembolsar uma vultosa quantia de dinheiro para renovar sua estrutura de comunicação é arriscado para a saúde financeira do seu negócio.
O reparo possui uma valiosa vantagem por consertar componentes que a equipe já tem conhecimento, mitigando custos com treinamentos e otimizando tempo de aprendizado.
Claro que alguns equipamentos podem se tornar sem utilidade ou condições de uso, portanto, existe a possibilidade de exchange, que consiste na troca de um ítem irreparável por um item usado, garantindo que não perca um ativo por completo.
2 – Recondicionar equipamentos de Telecom
O custo de equipamentos de telecomunicações recondicionados pode ser até 50% mais barato do que componentes novos. Nesse caso, não caia no pensamento de que isso significa, necessariamente, que eles são de má qualidade. É apenas um reflexo da economia do material.
Sabemos que no setor de comunicação ficar sem um componente chave quer dizer que seus clientes estão sem se relacionar com parceiros e equipe, o que acarreta prejuízos. Além da economia de custos, o tempo de entrega de equipamentos recondicionados é extremamente reduzido – e uma vez que já estão prontos – são a pronta entrega.
Ademais, essa opção faz com que os gastos passem a fazer parte da categoria de OPEX (Operational Expenditure). Isso traduz mais previsibilidade e estabilidade dos valores que serão desembolsados no futuro, reduzindo despesas operacionais e possibilitando o investimento em outras áreas da organização.
3 – Avaliar a gestão de equipamentos de Telecom com parceiros especializados
Ainda existe muita desconfiança por parte das empresas para escolher uma equipe de gestão terceirizada. Mas isso pode mudar, pois desta forma não é preciso ficar dependente dos fabricantes para conseguir novas peças, que geralmente, são mais caras.
Além disso, estabelecer uma relação de confiança com uma equipe especializada facilita a negociação de prazos e garante um trabalho focado nas necessidades da organização.
Parceiros terceirizados e bem preparados realizarão uma análise completa dos seus equipamentos e irão propor as melhores soluções para redução de custos e ao mesmo tempo manter a qualidade e funcionalidade da sua comunicação.
4 – Busque um parceiro para a gestão logística de peças e sobressalentes
A reposição de peças sobressalentes pode não ser uma tarefa fácil ao ser realizada por fornecedores. Muitas vezes eles não possuem as quantidades necessárias, ou até mesmo, o item que precisa para o momento.
Parceiros terceirizados contam com um amplo contato com mercados secundários para adquirirem peças, mais rápido, mais barato e com garantia.
Sendo assim, para otimizar sua rede de telecomunicação e transformar equipamentos que antes pareciam ser prejuízos parados em sua empresa, existem diversas opções no mercado de reparação.
Por isso, antes de comprar tudo novamente, avalie a possibilidade de reaproveitar. Além de economizar, você contribui com o meio ambiente.
Leia mais:
- O que analisar ao escolher seu fornecedor de peças de equipamentos de telecomunicação?>
- 10 razões para comprar equipamentos de telecomunicação recondicionados>
Sobre a Amerinode
Somos provedores globais de produtos de telecomunicações novos e seminovos certificados, com procedência e garantia, para serem utilizados na infraestrutura de operadoras nos EUA e na América Latina.
Oferecemos serviços profissionais para a gestão de compra, suporte, manuseio, reparo e venda de ativos de telecomunicações. Fale com nossa equipe e descubra como podemos apoiar sua empresa>