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Otimize processos e aumente a produtividade: estratégias para Gerentes de NOC

5 de agosto de 2021

A transformação digital é realidade no mundo atual. As tecnologias da Indústria 4.0 já fazem parte dos processos de inúmeras organizações e de diversos segmentos. Com elas, a necessidade de otimização e especialização da área de T.I surge como uma questão de sobrevivência, e ao mesmo tempo, cresce a relevância da atuação da  área de NOC.

A rapidez com que as inovações tecnológicas são lançadas faz com que o ambiente de T.I se torne mais complexo, exigindo soluções velozes para o restabelecimento da normalidade dos serviços de rede.

Portanto, o monitoramento eficaz de redes e a gestão assertiva de eventos de TI, se apresentam como uma atividade indispensável para aumentar a disponibilidade da equipe, reduzir prejuízos e  garantir desempenho e escalabilidade das operações.

Com o intuito de auxiliar os gerentes de NOC a alcançarem esses objetivos, trouxemos neste artigo 3 estratégias para otimizar os processos e aumentar a produtividade.

1 – Terceirize sua equipe de NOC 

Sabemos que a função do NOC vai além do simples monitoramento de atividades.  Para executar scripts que sejam capazes de estabilizar imprevistos em tempo real, entregar informações relevantes para as equipes de infraestrutura e desenvolver relatórios precisos sobre a capacidade e disponibilidade dos ativos de TI, os gerentes precisam de tempo e know how específicos. 

Entretanto, devido ao orçamento reduzido, equipe interna enxuta, entre outros fatores, falta braço e recursos para montar uma estrutura completa que atenda as necessidades do setor.

O custo para montar uma equipe interna de NOC tende a ser muito elevado, isso porque exige a aquisição de novos equipamentos, servidores e profissionais qualificados.

A alternativa seria a terceirização desta área. Ao alocar serviços de NOC, a organização contará com um parceiro focado 100% na estabilização das suas redes, utilizando uma estrutura exclusiva e tecnológica. Além do mais, o valor tende a ser bem mais em conta comparado a manutenção de uma equipe interna, levando a redução de custos OPEX da empresa.

Como mais uma vantagem, a equipe interna de T.I colocará mais esforços no core business da empresa, desenvolvendo novas soluções e, principalmente, elevando a eficiência e lucratividade dos negócios.

2 – Aposte na tecnologia para automatizar os processos

Novas tecnologias vêm sendo empregadas no cotidiano das empresas para automatizar processos e garantir eficiência, para o NOC, não é diferente.

A utilização do cloud computing como braço da IA é uma ferramenta valiosa para aumentar a capacidade de armazenamento de dados, enquanto a alta velocidade no compartilhamento de informações oferece relatórios organizados para tomada de decisões mais assertivas.

Algumas funcionalidades da IA ainda permitem que atividades repetitivas e mecânicas realizadas por seres humanos, possam ser substituídas por robôs. Assim, os profissionais de T.I ficam livres para desenvolverem suas habilidades criativas em tarefas de mais valor.

Cabe ao gerente incentivar uma cultura digital e deixar claro como a aplicação de novas tecnologias irão agregar no setor e agilizar processos.

3 – Mantenha sua equipe NOC focada em erros novos

Conforme dito no tópico anterior, a utilização da tecnologia pode mitigar falhas humanas em atividades de menor valor, liberando sua equipe para enfrentar novos desafios e focar na resolução de erros novos. 

Já existem soluções de IA que permitem que os sistemas criem scripts automaticamente para problemas já conhecidos, atendendo instantâneamente os alertas disparados. Dessa maneira, cria-se a oportunidade para os gerentes de NOC se concentrarem no que realmente importa, os clientes.

Além do mais, com a atenção dos gestores voltadas para as estratégias de negócios e a equipe de T.I livre das tarefas mecânicas e de problemas comuns, sobra mais tempo e investimento para capacitações e treinamentos internos.

Sendo assim, a área de NOC tem ganhado cada vez mais importância dentro das organizações, que necessitam de soluções rápidas e eficientes para evitar grandes prejuízos com downtimes.

Aplicar estratégias que garantam redução de custos OPEX sem perda de qualidade operacional, transformar equipamentos legados em ativos e aumentar a competitividade da empresa é possível ao contar com parceiros experientes, qualificados e especializados em serviços de ponta a ponta de operações de redes. 

Como a Amerinode ajuda as operações do NOC

A Amerinode ajuda a integrar mais inteligência às operações do NOC. Com a ferramenta NOC Zero Touch, utilizamos a inteligência artificial para analisar os ambientes e reduzir a necessidade de funcionários de acordo com a demanda. Por ser multi vendor, proporcionamos um ticket de resposta do RTS mais rápido e assim agilizamos os processos das equipes em campo. Com suporte em português, nós entregamos um canal de qualidade para lidar com problemas no momento em que estão acontecendo e da maneira mais clara possível.

Fale com nossos especialistas e descubra como podemos apoiar as estratégias de sua empresa.

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