Equipamentos

Gestão

Operação de Redes

Operadoras de Telecom

ISPs

Todos

3 pontos para analisar ao escolher o fornecedor de suporte técnico remoto em Operação de Redes

25 de agosto de 2021

Manter a estabilidade do ambiente de rede é crucial para as operações das empresas e garantir o bom funcionamento do serviço. Sabemos que as operações de rede podem ser complexas e exigem máxima especialidade da equipe e capacidade de resposta veloz. 

Isso porque, a equipe de NOC pode enfrentar alguns desafios no seu cotidiano, como gerenciar volumes elevados de equipamentos, receber alta demanda de tickets e realizar muitos processos de análises manuais, entre outros. 

Contar com um suporte técnico terceirizado é uma excelente escolha para garantir escalabilidade em momentos de sazonalidade e ter o apoio de especialistas para resolverem problemas com muito mais agilidade e eficiência. Portanto, é de extrema importância avaliar diversos critérios na hora de escolher um parceiro para atuar em suas operações de rede.

Atualmente, a qualidade e disponibilidade do suporte remoto, entraram como uma das principais questões a serem consideradas, uma vez que muitos trabalhadores estão trabalhando em casa por conta da pandemia do novo coronavírus. Portanto, oferecer um ambiente estável e seguro para a equipe nunca se fez tão necessário.

Inclusive, o Gartner estima que os trabalhadores remotos representarão 32% de todos os funcionários em todo o mundo até o final de 2021, ante 17% em 2019. Além disso, conforme os escritórios vão reabrindo ao longo de 2021, 51% desses funcionários estarão trabalhando em um ambiente híbrido, trabalhando em casa pelo menos um dia por semana.

Entretanto, outra pesquisa realizada pelo Gartner citada na SEGS, revelou que um quarto dos trabalhadores pesquisados ​​relatou que sua produtividade caiu no trabalho remoto por causa de  problemas de conectividade e mudanças de tecnologia.

Diante do exposto, podemos entender a importância de um suporte que garanta atendimento de qualidade em qualquer lugar.

Portanto, para auxiliar os líderes de NOC a determinarem qual é o fornecedor ideal para  assessorar com suportes remotos de Operação de Redes, separamos os 3 pontos abaixo:

1 – Não tome decisões antes de avaliar as reais necessidades da equipe

Um dos pontos mais relevantes que levam  ao sucesso da parceria é referente a análise das atividades que o time precisa de suporte. Para isso, os líderes devem se concentrar em realizar um levantamento dos principais gargalos que ocorrem no dia a dia da área de NOC. Quais níveis de operação apresentam mais lentidão? Quais atividades exigem maior capacitação técnica? Quais tarefas o suporte remoto será mais adequado para diminuir o tempo de resposta ? Conte com o relato da equipe interna para entender quais soluções irão facilitar o trabalho e elevar sua eficiência. Dessa forma, é possível traçar um plano de ação que reúna os principais pontos de atenção e evitar o uso inadequado de serviços.

2 – Avalie as soluções do suporte técnico remoto

Ao considerar um suporte remoto, é crucial garantir que as soluções oferecidas atendam as demandas da equipe com velocidade e praticidade. E mais importante, estabilidade de conexão. Para isso acontecer, procure entender:

  • Se o sistema oferecido é integrado e de fácil visualização:  ou seja, que permita que os colaboradores acessem tranquilamente diversos indicadores relacionados à operação e de qualquer lugar. É recomendável que o sistema seja em nuvem, garantindo mais segurança de dados, bem como diminuição da carga de armazenamento e hospedagem interna da equipe de T.I.
  • A capacidade de personalização: notificações personalizadas de acordo com os níveis de operação, raíz do problema, área destinada, entre outros aspectos, ajudam a manter a equipe informada de todos os ocorridos e a organizarem melhor suas demandas. Isso oferece ganho de produtividade e agilidade para destinar tickets aos responsáveis, por exemplo.
  • O nível de definição do SLA: este é um importante documento para proporcionar uma visão bem definida dos serviços e garantir transparência no processo. Com todas as especificações bem claras, fica difícil não obter sucesso. Certifique-se de que o SLA está alinhado com suas metas e projeções.

3 – Certifique-se que seu parceiro conta com equipe especializada

Suporte remoto está intimamente ligado a programas de softwares. Por tratar-se de tecnologia, existem muitas opções e mudanças neste universo. A cada dia novas atualizações são lançadas, exigindo alto nível de conhecimento por parte dos profissionais. 

Portanto, certifique-se de que seu parceiro possui a experiência e know-how adequado para dar suporte às suas demandas. 

Levando em consideração todos os pontos analisados no decorrer do conteúdo, percebemos como o suporte técnico remoto pode ser a chave para alcançar objetivos como a diminuição da equipe interna de NOC, já que  parceiros podem suprir algumas atividades, além de reduzir custos com profissionais mais qualificados;  viabilizar um atendimento mais ágil e personalizado para seus clientes, uma vez que contará com soluções customizadas; manter um ambiente de rede estável; e aumentar a produtividade da equipe.

Conte com a Amerinode para garantir suporte remoto de alto nível

A Amerinode ajuda a integrar mais inteligência às operações do NOC. Ajudamos a reduzir a necessidade de funcionários de acordo com a demanda oferecendo Suporte Remoto (N2;N3) que conta com engenheiros qualificados com experiência de mais de 15 anos em fornecedoras de equipamentos de telecomunicações, provendo assim o mesmo tipo de suporte de software que uma OEM pode oferecer. Com suporte em português, nós entregamos um canal de qualidade para lidar com problemas no momento em que estão acontecendo e da maneira mais clara possível. 

Fale agora mesmo com nossos especialistas para a encontrar a melhor opção de atendimento remoto para o seu negócio.

Posts Recentes

Soluções Amerinode para a gestão de redes e equipamentos nos setores de Petróleo e Mineração

Entenda como as soluções Amerinode trazem mais consistência e produtividade para estes setores, conhecidos por […]

Soluções Amerinode para a gestão de redes e equipamentos em Utilities

O setor de utilities tem enorme importância na sociedade, por isso a gestão de seus […]

OPEX de Operadoras: 6 práticas de redução sem prejudicar a operação

Menos custos sem perda de produtividade? Sim, é possível. Veja como implantar isso em sua […]

Assine nossa newsletter

Amerinode

Se seu problema se refere a suporte ao roteador Amerinode LTE Router - CPE 71-B, por favor contate a operadora TIM onde você adquiriu o produto.

Se for sobre assunto de vendas, favor clicar aqui >