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OPEX de Operadoras: 6 práticas de redução sem prejudicar a operação

16 de setembro de 2021

Menos custos sem perda de produtividade? Sim, é possível. Veja como implantar isso em sua operadora e fortalecer sua rentabilidade

Mais do que em qualquer período anterior na história, as telecomunicações estão sendo amplamente utilizadas e exigidas. Com o crescimento do EAD, trabalho remoto e compras online, consequências diretas da pandemia, a conectividade é um elemento fundamental para a vida pessoal e profissional de enorme parte da população. Isso é excelente do ponto de vista de negócios, na medida em que aumenta a demanda e abre novas oportunidades de vendas e crescimento. Contudo, este cenário também aumenta a pressão por mais efetividade operacional.

Assim, as operadoras de telecom se veem diante de um mercado aquecido, mas concorrido, onde a redução de custos deve andar lado a lado com a eficiência de suas atividades, desde a gestão do negócio até o fornecimento de serviços. O desafio, vale ressaltar, está em encontrar este ponto de equilíbrio – e é justamente isso que será destacado aqui.

Melhorando seu OPEX

Muitas empresas já enxergam as vantagens do OPEX sobre o CAPEX, especialmente no setor de serviços e soluções. Mesmo assim, a adoção do modelo de gastos operacionais não é o fim da linha: sempre há algo que pode ser feito para trazer mais otimização para o negócio e, como resultado, melhor ROI. A seguir, estão reunidos alguns pontos interessantes que podem fazer a diferença para as empresas de telecom:

  • Elimine custos de armazenamento de estoque obsoleto

Armazenamento é uma prática que pode gerar custos desnecessários, que facilmente formam somas grandes e que passam despercebidas. O primeiro passo é fazer uma análise detalhada do que há em estoque na empresa, avaliando o que é necessário para sua operação e o que não tem previsão de uso, procedendo para o descarte, reciclagem ou mesmo venda de equipamentos obsoletos ou já sem uso em seu negócio.

  • Opte por serviços com mais valor agregado

Ao selecionar seus serviços e soluções aplicados ao negócio, procure listar suas necessidades e comparar o que é oferecido pelos fornecedores. Avalie quais trazem um melhor uso de seus equipamentos, quais fornecem manutenções preventivas e programadas (menos custosas, portanto), e dê preferência por quem consegue agregar uma gama maior de serviços em seu escopo.

  • Controle seus ativos no detalhe

Entendendo melhor quais são seus ativos e quais as necessidades que eles atendem, fica mais fácil saber onde você deve investir seu dinheiro. Também vale a pena contar com o apoio de um parceiro que ajude a trazer visibilidade sobre seu parque de ativos, apoiando na organização, movimentação, venda e manutenção dos mesmos.

  • Reduza o tempo parado em manutenção

Um erro comum é utilizar equipamentos até que quebrem, para só então proceder à manutenção. Isso é um problema porque, via de regra, leva a um tempo maior de paralisação, entre diagnóstico, pedido de peças e a execução dos reparos. O melhor a fazer é adotar um programa de manutenção preventiva, que ajuda a antever problemas, solucioná-los de forma proativa e manter sua produtividade sempre alta.

  • Automatize rotinas

A transformação digital trouxe boas soluções para empresas que buscam dinamizar suas atividades. Quando falamos de OPEX de operadoras, vale a pena investir em tecnologia que permita automatizar rotinas com pouca análise, repetitivas e rotineiras, seja em atividades administrativas ou operacionais.

  • Desmobilize via alguém que tenha acesso ao mercado secundário

Considere vender seus equipamentos parados ou obsoletos em marketplaces, no chamado mercado secundário. Conte com quem conhece o processo e o segmento para conduzir a operação, de modo a obter um bom valor pelo material.

Quer conhecer mais sobre como otimizar o OPEX para sua operadora de telecomunicações? Então confira nosso guia sobre o tema, criado por nossos especialistas para empresas como a sua. Clique aqui, preencha seus dados e baixe gratuitamente este material!

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